Os desportos de resistência como os de moto offroad, por exemplo, exigem uma grande demanda energética dos pilotos, pelo que estes devem fornecer, através da alimentação, os nutrientes necessários, para ter o combustível certo e essencial para um bom rendimento no esforço físico, e sem esquecer da necessidade de uma boa recuperação, como sabemos que existem muitas provas de enduros, que são mais de um dia e com quilometragens grandes, e não esquecendo dos rallys.
Embora o que se come e bebe, junto ao momento de esforço seja mais determinante para a demanda, a preparação global do piloto, interfere de forma direta e eficaz com o rendimento do piloto, podendo levar ao sucesso ou ao fracasso da performance.
O principal combustível utilizado nestas modalidades são os hidratos de carbono, provenientes da alimentação(são os cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais, frutos e produtos lácteos ou suplementação) e são armazenados no fígado e no músculo na forma de glicogênio(combústivel imediato para capacidade muscular).
Quando o piloto não está bem preparado e nem bem alimentado, em estado de emergência, o copro começa a utilizar proteína do tecido muscular para sintetizar glucose e produzir energia. E nessa situação dá-se o catabolismo muscular(degradação da massa corpórea), o que afeta de forma significativa o rendimento. Por tudo isso, a alimentação e a suplementação são importantes ferramentas no rendimento do piloto, devendo ser respeitadas as seguintes regras fundamentais:
· Ingestão calórica suficiente para compensar os gastos com o esforço físico;
· Utilização de fontes saudáveis de nutrientes: hidratos de carbono complexos e pouco refinados, proteínas magars e de fácil digestão, gorduras saudáveis, frutas e legumes como fonte de micrnutrientes antioxidantes;
· Água suficiente e simples, para hidratar e repôr as perdas pelo suor;
· Restrição de bebidas alcoolicas, refrigerantes, fast-food, bolos, salgados, doces, pratos hipercalóricos;
· Um almoço equilibrado e com todas as fontes necessárias composto por hidratos de carbono complexos(cereais integrais), proteína magra(leite ou iogurte magro), vitaminas e minerais(frutas frescas e com casca preferencialmente) e gorduras saudáveis(nozes, amêndoas ou amendoim torrados e não salgados);
· Um pré-treino composto pelos mesmos alimentos, deve comer pelo menos 2 horas antes, para evitar uma má digestão e outras complicações;
· Existem alguns alimentos muito específicos que deve-se evitar antes do esforço físico: grão, feijão, couves e outros legumes com muita fibra. Assim previne complicações digestivas ;
· Procure também não comer muito à noite, isso poderá pertubar o equilibrio do seu peso e da composição corporal;
Os suplementos ajudam sobretudo a assegurar a satisfação das necessidades específicas, nos momentos mais importantes:
· Em períodos de treino mais intenso, deverá suplementar-se com um bom multivitamínico, para suprir as necessidades da vitaminas e minerais acrescidas, que o corpo possa ter devido ao esforço exigido;
· Os géis podem ser uma excelente alternativa às bebidas comerciais, pois são mais práticos de transportar e podem ter ingredientes específicos. Procure sobretudo:
Géis com antioxidantes para ajudar a eliminar os metabolitos tóxicos, assim consegue prevenir, cãimbras, dores musculares e acelera a recuperação do esforço. Os géis com cafeína, se desejar evitar uma quebra de energia ou para um sprint final, ou géis apenas com hidratos de carbono simples, não muito insulínicos(frutose e maltodextrina são boas opções) para manter os níveis de açúcar estáveis no sangue.
Embora seja a dextrose a mais utilizada, não é um hidrato de carbono muito adequado para manter os níveis de açúcar estáveis. Poque provoca um pico de glucose instantâneo no sangue e uma liberação em massa de insulina, permitindo uma entrada muito rápida de todo açúcar nas células, levando a uma hipoglicemia, sendo responsável pela fadiga.
SUGESTÃO:
Nos 3 dias anteriores a uma prova de enduro ou rally, pode fazer uma sobrecarga de hidratos de carbono com o objetivo de preencher as suas reservas de glicogênio. Embora não seja eficaz para todos!
O mais importante é que mantenham uma alimentação o mais saudável possível e não se desculpem, com o fato de praticarem um esporte para comerem alimentos menos apropriados, porque teoricamente não ganharam peso.
Fiquem atentos a alimentação!
FONTE: MOTORAID
Embora o que se come e bebe, junto ao momento de esforço seja mais determinante para a demanda, a preparação global do piloto, interfere de forma direta e eficaz com o rendimento do piloto, podendo levar ao sucesso ou ao fracasso da performance.
O principal combustível utilizado nestas modalidades são os hidratos de carbono, provenientes da alimentação(são os cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais, frutos e produtos lácteos ou suplementação) e são armazenados no fígado e no músculo na forma de glicogênio(combústivel imediato para capacidade muscular).
Quando o piloto não está bem preparado e nem bem alimentado, em estado de emergência, o copro começa a utilizar proteína do tecido muscular para sintetizar glucose e produzir energia. E nessa situação dá-se o catabolismo muscular(degradação da massa corpórea), o que afeta de forma significativa o rendimento. Por tudo isso, a alimentação e a suplementação são importantes ferramentas no rendimento do piloto, devendo ser respeitadas as seguintes regras fundamentais:
· Ingestão calórica suficiente para compensar os gastos com o esforço físico;
· Utilização de fontes saudáveis de nutrientes: hidratos de carbono complexos e pouco refinados, proteínas magars e de fácil digestão, gorduras saudáveis, frutas e legumes como fonte de micrnutrientes antioxidantes;
· Água suficiente e simples, para hidratar e repôr as perdas pelo suor;
· Restrição de bebidas alcoolicas, refrigerantes, fast-food, bolos, salgados, doces, pratos hipercalóricos;
· Um almoço equilibrado e com todas as fontes necessárias composto por hidratos de carbono complexos(cereais integrais), proteína magra(leite ou iogurte magro), vitaminas e minerais(frutas frescas e com casca preferencialmente) e gorduras saudáveis(nozes, amêndoas ou amendoim torrados e não salgados);
· Um pré-treino composto pelos mesmos alimentos, deve comer pelo menos 2 horas antes, para evitar uma má digestão e outras complicações;
· Existem alguns alimentos muito específicos que deve-se evitar antes do esforço físico: grão, feijão, couves e outros legumes com muita fibra. Assim previne complicações digestivas ;
· Procure também não comer muito à noite, isso poderá pertubar o equilibrio do seu peso e da composição corporal;
Os suplementos ajudam sobretudo a assegurar a satisfação das necessidades específicas, nos momentos mais importantes:
· Em períodos de treino mais intenso, deverá suplementar-se com um bom multivitamínico, para suprir as necessidades da vitaminas e minerais acrescidas, que o corpo possa ter devido ao esforço exigido;
· Os géis podem ser uma excelente alternativa às bebidas comerciais, pois são mais práticos de transportar e podem ter ingredientes específicos. Procure sobretudo:
Géis com antioxidantes para ajudar a eliminar os metabolitos tóxicos, assim consegue prevenir, cãimbras, dores musculares e acelera a recuperação do esforço. Os géis com cafeína, se desejar evitar uma quebra de energia ou para um sprint final, ou géis apenas com hidratos de carbono simples, não muito insulínicos(frutose e maltodextrina são boas opções) para manter os níveis de açúcar estáveis no sangue.
Embora seja a dextrose a mais utilizada, não é um hidrato de carbono muito adequado para manter os níveis de açúcar estáveis. Poque provoca um pico de glucose instantâneo no sangue e uma liberação em massa de insulina, permitindo uma entrada muito rápida de todo açúcar nas células, levando a uma hipoglicemia, sendo responsável pela fadiga.
SUGESTÃO:
Nos 3 dias anteriores a uma prova de enduro ou rally, pode fazer uma sobrecarga de hidratos de carbono com o objetivo de preencher as suas reservas de glicogênio. Embora não seja eficaz para todos!
O mais importante é que mantenham uma alimentação o mais saudável possível e não se desculpem, com o fato de praticarem um esporte para comerem alimentos menos apropriados, porque teoricamente não ganharam peso.
Fiquem atentos a alimentação!
FONTE: MOTORAID
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