quinta-feira, 3 de março de 2011

CBM tem prestação de contas reprovada em Assembléia Geral Ordinária!..

Prestação de contas financeiras da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) em 2010 foi reprovada durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em Caldas Novas, Goiás, na última semana. Com 15 votos contra e nove a favor, os presidentes das federações estaduais de motociclismo determinaram que o relatório apresentado pelo Conselho Fiscal da entidade era insuficiente ao discriminar a movimentação financeira da CBM neste período.

– Não havia capacidade técnica para se aprovar as contas da CBM por falta de documentos fiscais – declara Firmo Henrique Alves, presidente da Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul (FEMEMS), que votou pela reprovação da prestação de contas.

Paulo Della Flora, presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), tem outra opinião.

– Foi solicitado um boletim diário de notas fiscais por parte de um grupo de oposição da atual presidência da CBM. Na verdade, não há desconfiança em relação aos valores apresentados no relatório do Conselho Fiscal – disse Della Flora, que votou pela aprovação.

Com a participação de 24 das 25 federações existentes no país, a reunião marcou a história do motociclismo brasileiro ao apresentar o maior quorum – número indispensável para o funcionamento legal de uma assembleia. Somente a Federação Paraibana de Motociclismo esteve ausente.

Comissão é formada para analisar contas da entidade

A partir da reprovação da prestação de contas, foi formada uma comissão que passará um período na sede da CBM, em Niterói, Rio de Janeiro, analisando os documentos financeiros da entidade. O comitê será formado por representantes das federações do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Sul e Bahia, que foram escolhidos por votação durante a assembleia.

– Mediante o fato das contas serem reprovadas, a direção da CBM ficaria impedida de gerir a entidade. Porém, para não prejudicar o andamento dos trabalhos, criamos uma situação jurídica para a CBM não parar. Assim, formamos, por meio de votação, uma comissão para reavaliar mais profundamente todas as comprovações fiscais – explica o presidente da FEMEMS.

– Para mim, a prestação de contas não era clara. Por isso, fiz questão de participar desta comissão para tentar esclarecer melhor a situação – afirma Juvenal Alves dos Santos, presidente da Federação Sergipana de Motociclismo (FSM), que votou pela reprovação.

As informações referentes aos documentos da CBM que forem levantadas durante a auditoria serão apresentadas em Assembleia Geral Extraordinária que está agendada para o dia 23 de maio – segunda-feira após o GP Brasil de Motocross –, no Estado de São Paulo.
O BRMX procurou Alexandre Caravana, presidente da CBM, para ouvir sua opinião. No primeiro contato telefônico, Caravana pediu para ser procurado mais tarde, pois estaria no trânsito em sua volta de Goiás para o Rio de Janeiro. Nas tentativas seguintes, ele deixou de atender as ligações da reportagem. A assessoria de imprensa da CBM também foi procurada, mas não se pronunciou.

Painel de votação da prestação de contas 2010 da CBM:

Reprovaram:

Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul (FEMEMS)
Federação Mato-grossense de Motociclismo (FMMT)
Federação de Motociclismo do Acre (FEMAC)
Federação Paraense de Motociclismo (FEPAM)
Federação de Motociclismo do Amazonas (FEMOAM)
Federação de Motociclismo do Maranhão (FEMMA)
Federação de Motociclismo do Ceará (FMCE)
Federação de Motociclismo do Rio Grande do Norte (FEMORN)
Federação Sergipana de Motociclismo (FSM)
Federação Baiana de Motociclismo (FBM)
Federação de Motociclismo do Distrito Federal (FMDF)
Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR)
Federação de Motociclismo de Minas Gerais (FMEMG)
Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM)
Federação Catarinense de Motociclismo (FCM)

Aprovaram:

Federação Pernambucana de Motociclismo (FEPEM)
Federação de Motociclismo do Piauí (FMP)
Federação Alagoana de Motociclismo (FAM)
Federação Capixaba de Motociclismo (FECAM)
Federação de Motociclismo do Rio de Janeiro (FEMERJ)
Federação Paulista de Motociclismo (FPM)
Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM)
Federação de Motociclismo de Goiás (FMG)
Federação de Motociclismo do Tocantins (FMT)

Amapá e Roraima não possuem federações
de motociclismo

Por: Elton Souza
Fonte: www.brmx.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário