sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NUTRIÇÃO PARA ESPORTE DE ENDURANCE


Os desportos de resistência como os de moto offroad, por exemplo, exigem uma grande demanda energética dos pilotos, pelo que estes devem fornecer, através da alimentação, os nutrientes necessários, para ter o combustível certo e essencial para um bom rendimento no esforço físico, e sem esquecer da necessidade de uma boa recuperação, como sabemos que existem muitas provas de enduros, que são mais de um dia e com quilometragens grandes, e não esquecendo dos rallys.
Embora o que se come e bebe, junto ao momento de esforço seja mais determinante para a demanda, a preparação global do piloto, interfere de forma direta e eficaz com o rendimento do piloto, podendo levar ao sucesso ou ao fracasso da performance.
O principal combustível utilizado nestas modalidades são os hidratos de carbono, provenientes da alimentação(são os cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais, frutos e produtos lácteos ou suplementação) e são armazenados no fígado e no músculo na forma de glicogênio(combústivel imediato para capacidade muscular).
Quando o piloto não está bem preparado e nem bem alimentado, em estado de emergência, o copro começa a utilizar proteína do tecido muscular para sintetizar glucose e produzir energia. E nessa situação dá-se o catabolismo muscular(degradação da massa corpórea), o que afeta de forma significativa o rendimento. Por tudo isso, a alimentação e a suplementação são importantes ferramentas no rendimento do piloto, devendo ser respeitadas as seguintes regras fundamentais:
· Ingestão calórica suficiente para compensar os gastos com o esforço físico;
· Utilização de fontes saudáveis de nutrientes: hidratos de carbono complexos e pouco refinados, proteínas magars e de fácil digestão, gorduras saudáveis, frutas e legumes como fonte de micrnutrientes antioxidantes;
· Água suficiente e simples, para hidratar e repôr as perdas pelo suor;
· Restrição de bebidas alcoolicas, refrigerantes, fast-food, bolos, salgados, doces, pratos hipercalóricos;
· Um almoço equilibrado e com todas as fontes necessárias composto por hidratos de carbono complexos(cereais integrais), proteína magra(leite ou iogurte magro), vitaminas e minerais(frutas frescas e com casca preferencialmente) e gorduras saudáveis(nozes, amêndoas ou amendoim torrados e não salgados);
· Um pré-treino composto pelos mesmos alimentos, deve comer pelo menos 2 horas antes, para evitar uma má digestão e outras complicações;
· Existem alguns alimentos muito específicos que deve-se evitar antes do esforço físico: grão, feijão, couves e outros legumes com muita fibra. Assim previne complicações digestivas ;
· Procure também não comer muito à noite, isso poderá pertubar o equilibrio do seu peso e da composição corporal;

Os suplementos ajudam sobretudo a assegurar a satisfação das necessidades específicas, nos momentos mais importantes:

· Em períodos de treino mais intenso, deverá suplementar-se com um bom multivitamínico, para suprir as necessidades da vitaminas e minerais acrescidas, que o corpo possa ter devido ao esforço exigido;
· Os géis podem ser uma excelente alternativa às bebidas comerciais, pois são mais práticos de transportar e podem ter ingredientes específicos. Procure sobretudo:
Géis com antioxidantes para ajudar a eliminar os metabolitos tóxicos, assim consegue prevenir, cãimbras, dores musculares e acelera a recuperação do esforço. Os géis com cafeína, se desejar evitar uma quebra de energia ou para um sprint final, ou géis apenas com hidratos de carbono simples, não muito insulínicos(frutose e maltodextrina são boas opções) para manter os níveis de açúcar estáveis no sangue.
Embora seja a dextrose a mais utilizada, não é um hidrato de carbono muito adequado para manter os níveis de açúcar estáveis. Poque provoca um pico de glucose instantâneo no sangue e uma liberação em massa de insulina, permitindo uma entrada muito rápida de todo açúcar nas células, levando a uma hipoglicemia, sendo responsável pela fadiga.

SUGESTÃO:
Nos 3 dias anteriores a uma prova de enduro ou rally, pode fazer uma sobrecarga de hidratos de carbono com o objetivo de preencher as suas reservas de glicogênio. Embora não seja eficaz para todos!
O mais importante é que mantenham uma alimentação o mais saudável possível e não se desculpem, com o fato de praticarem um esporte para comerem alimentos menos apropriados, porque teoricamente não ganharam peso.

Fiquem atentos a alimentação!

FONTE: MOTORAID

Nenhum comentário:

Postar um comentário